Sustentabilidade

Desde novembro de 2023, nenhum resíduo do Terminal é enviado a aterros sanitários

Há mais de seis meses, a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), direciona todos os resíduos produzidos no terminal à reciclagem, tratamento ou reutilização. Com a inauguração do Centro de Coleta de Resíduos, em janeiro de 2024, o Terminal encerrou por completo o envio dos resíduos gerados na operação para aterros sanitários, tornando-se assim, “Aterro Zero”.

A Central de Coleta de Resíduos da TCP conta com 120 metros quadrados de área útil e capacidade para 42 contêineres IBCs (contentor com capacidade de mil litros) e tem o intuito de armazenar os resíduos gerados de maneira segura e sustentável, garantindo que 100% dos materiais contaminados tenham a destinação correta.

Além de eliminar o risco de poluir o solo e as águas, o tratamento e a segregação adequada dos resíduos também promove a economia de reciclagem, gerando renda para coletores e dando uma nova vida para materiais, que, após processados, podem ser utilizados na produção de outros objetos e mercadorias. 

O gerente de segurança do trabalho, saúde e meio ambiente da TCP, Kayo Zaiats, ressalta que “tornar o Terminal uma empresa ‘Aterro Zero’ reflete o nosso compromisso com a preservação do meio ambiente e com a gestão responsável dos resíduos, atitudes que já geram um impacto positivo para toda a comunidade parnanguara e para o ecossistema no entorno da região portuária”.

Ação da TCP recolhe quase uma tonelada de resíduos das margens do Rio Itiberê

Já em sua sexta edição, a Remada Ambiental tornou-se uma ação tradicional de encerramento da Semana Interna do Meio Ambiente (SIMA), realizada anualmente pela TCP.

Com o apoio de mais de 100 voluntários do Terminal e da comunidade parnanguara, a Remada Ambiental de 2024, realizada em abril, retirou 996 quilos de resíduos das margens do Rio Itiberê. Deste total, 596 quilos eram de material reciclável, que foi destinado para a Associação de Coletores e Recicladores Nova Esperança, na Ilha do Valadares.

“A Remada Ambiental é uma iniciativa que atende a um dos pilares da TCP que é o de estimular a proteção do meio ambiente e a educação ambiental, pois mobilizamos colaboradores e a comunidade parnanguara para atuarem juntas em prol da preservação de um patrimônio natural importantíssimo para Paranaguá”, complementa Zaiats. 

Isabelle Veloso Sousa