Carga Projeto

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Carga Projeto

Um dos grandes desafios da logística, hoje, diz respeito ao transporte intermodal das cargas de projeto, definidas pelo Ministério da Infraestrutura como qualquer tipo de carga pesada ou volumosa que não pode ser transportada em contêineres convencionais por causa das suas dimensões ou tonelagem. Elas também podem ser chamadas de cargas indivisíveis.

São operações altamente complexas e que exigem um desenho logístico integrado capaz de, ao mesmo tempo garantir uma operação segura, sem riscos de avarias, com transit time e custos reduzidos. Tamanha é a complexidade da operação que não são todos os portos (e armadores) que estão preparados para isso.

Tipos de carga:

Cargas rolantes (navios roll-on/roll off): carros, ônibus são exemplos de cargas rolantes, que utilizam seus próprios meios para entrar e sair do navio utilizando as rampas de acesso.

Cargas soltas (navios breakbulk): cargas como turbinas e pás eólicas são exemplos.

FCL Oversized: cargas com dimensões especiais e que podem ser transportadas em contêineres como o Open Top ou Flat Rack. Exemplo: maquinário agrícola, bobinas, cargas com excesso de dimensão e com peso que, geralmente, não ultrapassam 30 toneladas.

Cama de Flat Racks: trata-se de uma estrutura utilizada para apoiar as cargas break bulk, viabilizando o transporte desse tipo de carga em navios porta contêiner, que são utilizados para pequenos volumes de embarque. Esse tipo de navio não possuí guindaste de bordo, sendo necessário que o terminal de origem ou destino possua equipamentos/ guindaste de terra para viabilizar a operação.

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