Institucional

1.000 cópias serão distribuídas a escolas, bibliotecas e espaços culturais da região

A partir desta terça-feira, 20 de agosto, a tradição do Fandango Caiçara ganha ainda mais vida com o lançamento dos CDs produzidos com o apoio da TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. As versões físicas dos discos estarão disponíveis em eventos especiais nas escolas da região e na XV Festa Nacional do Fandango Caiçara, que acontece entre os dias 20 e 25 de setembro.

Ao todo, 4.000 cópias foram produzidas, distribuídas igualmente entre os grupos Mandicuera, Mestre Romão, Mestre Brasílio e Pés de Ouro. Destas, 250 unidades de cada grupo de Fandango serão doadas a escolas, bibliotecas e espaços culturais. As primeiras apresentações começam nesta terça-feira (20), na Escola Cidália Rebello Gomes, com o Grupo Pés de Ouro, às 16h, e o Grupo Mandicuera, às 21h. Na quarta-feira, o Grupo Mestre Brasílio se apresentará às 10h na Escola Iracema dos Santos.

Mestre Aorelio, um dos músicos do Grupo Mandicuera, destaca a importância do registro sonoro do Fandango: “é fundamental gravar essa musicalidade para as novas gerações e torná-la acessível a todos que desejam aprendê-la. Com esses CDs, além de incentivar os grupos, esperamos que rádios e outros veículos de comunicação valorizem a música da própria cidade”, conta ele.

Em relação a produção dos CDs, as gravações ocorreram em julho deste ano, na Ilha dos Valadares, no Estúdio Papagaio Loro Records, localizado na Associação de Cultura Popular Mandicuera. “É importante preservar e promover a cultura parnanguara, para que essa herança não se perca com o tempo e possa ser valorizada por diversas gerações” destacou Rafael Stein, gerente institucional e jurídico da TCP. “Apoiar essa produção foi muito significativo para nós, pois é uma maneira de capturar o talento dos músicos locais e garantir que essa tradição seja registrada e celebrada”.

CDs do Fandango Caiçara mantêm a tradição parnanguara viva

Há cerca de 500 anos, os caiçaras habitam o litoral do Paraná e sul do Rio de Janeiro, onde o Fandango Caiçara, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo IPHAN desde 2012, une música, dança e poesia em uma expressão cultural única. Essa tradição, fruto da miscigenação entre culturas indígenas, europeias e africanas, é mais que uma dança; é um símbolo de identidade para as comunidades caiçaras.

A TCP, por meio do “Programa de Gestão de Bens Culturais: Patrimônio Imaterial Fandango Caiçara”, abrange uma série de frentes e iniciativas voltadas para o resgate, salvaguarda e perpetuação dessa tradição cultural. Esse programa foi originado como parte do processo de licenciamento de ampliação da TCP junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Desde 2016, o programa vem sendo estruturado em conjunto com os detentores do fandango, evidenciando uma abordagem holística na preservação da cultura regional. 

Além da produção dos CDs, a TCP patrocinou as edições 2019 e 2022 da Festa Nacional de Fandango Caiçara, apoiou o programa de rádio “No Vanzeiro do Fandango”, reformou os espaços Mestre Brasílio e Mestre Nemésio, a Associação Mandicuera e o Grupo Mestre Romão (Casa de Fandango Mestre Eugênio), destinados aos ensaios e apresentações dos grupos, e entregou figurinos, equipamentos e instrumentos musicais. 

Outro marco significativo foi o encerramento em março deste ano do Projeto da Caxeta, em que a TCP participou da elaboração da portaria IAT nº 466, que regulariza a extração da madeira usada na construção de instrumentos musicais, protegendo, assim, a cultura do Fandango Caiçara e garantindo a legalidade das atividades envolvendo os artesãos e luthiers locais.

Todas essas iniciativas reforçam o compromisso da TCP em proteger e garantir a continuidade dessa rica tradição cultural. As canções do Fandango já estão disponíveis em todas as plataformas digitais (Apple Music, Spotify, Deezer, YouTube Music, Amazon, entre outros) e os CDs podem ser adquiridos em sua versão física durante a XV Festa Nacional do Fandango Caiçara de Paranaguá, assegurando a continuidade e acessibilidade das tradições caiçaras. A festa contará com mesas de debate, oficinas, culinária típica e bailes que se prolongarão até o amanhecer.

14ª Festa do Fandango Caiçara de Paranaguá

Data: 20 a 25 de agosto
Para conferir a programação completa, acesse: https://www.instagram.com/p/C-v0eS0OhtM/?igsh=Z2J4a2djOGFhdDJl
A versão digital é gratuita e está disponível em https://linktr.ee/papagaiolororecords. A versão física será vendida pelos grupos de fandango por R$25,00 cada. 
Informações: mandicueraculturapopular@gmail.com

Vinicius Valginhak