Institucional

Ação faz parte do Movimento Maio Amarelo e tem como objetivo conscientizar os motoristas sobre práticas seguras no trânsito

Nesta quarta-feira (5), a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) faz uma campanha de conscientização sobre segurança no trânsito para os caminhoneiros que passam pelo Pré-Gate, pátio de triagem onde os contêineres são verificados e os motoristas aguardam para sua entrada no terminal.

A ação acontece das 9h às 18h e é parte do Movimento Maio Amarelo, que tem como tema “A paz no trânsito começa por você” neste ano. Durante o evento, os caminhoneiros receberão flyers com informações sobre segurança no trânsito, brindes, e serão orientados pela equipe do Terminal com relação a medidas a serem adotadas para prevenir acidentes.

Diariamente, mais de mil caminhoneiros passam pelo terminal, sendo eles um dos principais responsáveis pela movimentação das cargas que entram e saem da TCP. “A realização de ações de conscientização sobre segurança no trânsito é essencial para garantir que os motoristas sejam orientados sobre o seu papel na prevenção de acidentes, tanto nas estradas quanto dentro do Terminal”, explica o gerente de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente, Kayo Zaiats.

Algumas das medidas de segurança que os caminhoneiros devem seguir dentro do pátio de operações da TCP são, por exemplo, entrar com os equipamentos de proteção individual (EPIs), não utilizar o celular e respeitar o limite de velocidade permitido de 30 km/h.

A ação também teve como objetivo informar os motoristas sobre facilidades disponibilizadas pelo Terminal: “sabemos que os caminhoneiros percorrem grandes distâncias para chegar até aqui e estamos sempre trabalhando para tornar a experiência deles melhor, trazendo mais comodidade e rapidez em seus atendimentos”, destaca Rafael Stein, gerente institucional e jurídico da TCP.

O TCP Go é uma dessas ferramentas implementadas. Lançado em 2023, ele é de uso exclusivo dos caminhoneiros e permite que eles realizem seu agendamento de entrada e a emissão do recibo de saída de carga de forma automatizada. Além de acelerar estas etapas, diminuindo congestionamentos, o aplicativo também eliminou a necessidade do uso de papel nesses procedimentos.

Outra medida que trouxe mais agilidade para os motoristas foi a conclusão das obras de modernização do Gate, ponto de acesso ao pátio de operações. Finalizada em abril de 2024, a nova estrutura melhorou o fluxo de acesso dos veículos ao terminal em 200%, aumentando a capacidade de agendamentos de entrada de 50 para 150 por hora. Algumas das melhorias implementadas neste projeto foram a ampliação do número de pistas, de sete para oito; a instalação de diversos sistemas de monitoramento e câmeras; e a substituição das antigas cabines de atendimento por totens totalmente automatizados.

Vinicius Valginhak