Ambiental e Comunidade

No mês de abril, a TCP realizou novas ações de abordagem às comunidades indígenas do entorno, no âmbito do Plano Básico Ambiental de Componente Indígena (PBACI – FUNAI) e Programa TCP de Gestão dos Bens da Cultura Imaterial Guarani Mbyá (IPHAN).

Em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, a aldeia Pindoty abriu as suas portas para receber centenas de convidados para conhecerem a cultura guarani. A festividade contou com apresentação de coral indígena, trilhas históricas, salas temáticas com exposições educativas sobre a cultura Guarani Mbyá e promoção de oficinas socioculturais, abordando temas como: realidade indígena, fortalecimento da cultura guarani e formas tradicionais de preservação do meio ambiente.

No dia 23 de abril na aldeia Guaviraty, houve vivências com compartilhamento de receitas tradicionais, que farão parte de um Livro de Receitas Tradicionais Mbya Guarani, que inclui pratos como: reviro,” chipá” e “aroka”. Assim como na aldeia Pindoty, a venda do artesanato e as discussões sobre a cultura indígena foram eventos importantes.

Para registro dos eventos, foram realizadas formações em produção audiovisual e em metodologias de pesquisa das ciências humanas para os pesquisadores indígenas das aldeias.

No âmbito do Programa TCP de Gestão dos Bens da Cultura Imaterial Guarani Mbyá (IPHAN), a Plenária quadrimestral com as lideranças das seis aldeias Mbyá do litoral paranaense discutiu questões pertinentes ao projeto, tais como a organização de uma exposição com os resultados do programa, o etnomapeamento e a meliponicultura.

A aldeia Kuaray Guatã-Porã construiu uma Opy (casa de reza) com um telhado tradicional de taquara vindo da aldeia Rio d’areia de Inácio Martins-PR. Nas aulas de informática deste mês os indígenas aprenderam a instalar programas e a acessar o website de notícias da TCP. A Pindoty iniciou o preparo dos terrenos para as plantações que ocorrerão no mês de maio. A aldeia Guaviraty acionou o atendimento tradicional de saúde, trazendo um rezador indígena de Araquari/SC.

Ações contínuas tais como o custeio de viagens de barco, telefonias, bolsas, entrega de água, combustível para gerador e roçadeira, materiais de construção e itens de farmácia também foram mantidas ao longo do mês.

Isabelle Veloso Sousa