Criada em 1998, a TCP iniciou a partir de um consórcio de empresas nacionais e internacionais para administrar o Terminal de Contêineres de Paranaguá e a empresa de operações logísticas TCP Log. A empresa teve o direito adquirido após vencer a licitação promovida pelo governo do Paraná, em 1996, de acordo com a Lei Federal de Modernização Portuária.
Considerado um dos principais terminais brasileiros, o TCP está situado em uma baía protegida, capaz de receber os maiores navios que fazem o comércio internacional na América Latina, oferecendo às empresas exportadoras e importadoras uma infraestrutura moderna e bem dimensionada para movimentar cargas com agilidade, segurança e os melhores custos operacionais.
Com uma área de influência que abrange os estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Santa Catarina, o Terminal de Contêineres de Paranaguá está estrategicamente situado em uma região servida por diversas rodovias, além de ser o único terminal da região Sul do Brasil que conta com conexão ferroviária direta no próprio pátio.
Desde março de 2018, a TCP integra o portfólio da China Merchants Port Holding Company (CMPort), o maior e mais competitivo desenvolvedor, investidor e operador de portos públicos da China. Atualmente, as operações e investimentos da empresa se estendem pelas áreas costeiras em Hong Kong, Taiwan, Shenzhen, Ningbo, Shanghai, Qingdao, Tianjin, Dailian, Zhangzhou, Zhanjiang e Shantou. A empresa também vem ampliando sua presença no Sul da Ásia, na África, no Mediterrâneo, na América do sul e na Austrália.
Por fim, em 2019, a TCP finalizou suas obras de expansão, que consumiram mais de R$ 600 milhões, sendo considerada a maior obra do setor portuário do Brasil nos últimos anos. Com as obras, o cais do Terminal passou a contar com 1.099 metros de extensão e 50 metros de largura, retroárea de cerca de 500 mil m2, além de ter sua capacidade de movimentação ampliada para 2,5 milhões de TEUs/ano.